Lançar novos produtos ou serviços pode ser um grande desafio . Muitas pessoas não sabem por onde começar, como colocar esse processo em prática, ou quais etapas deve seguir para garantir o sucesso. Para facilitar essa tarefa, surgiram os tipos de lançamento de produtos, como o lançamento perpétuo.
A Fórmula de Lançamento oferece métodos para lançar ofertas de maneira eficaz, incentivando o engajamento do público pelo dia do lançamento, contribuindo para o crescimento da receita de modo considerável.
E para que você entenda o que é o Lançamento Perpétuo, como ele funciona e como colocá-lo em prática, confira nosso post!
Antes de tudo, é preciso entender melhor este conceito primordial. Fórmula de Lançamento é um programa que permite o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas para permitir o lançamento de produtos e serviços.
A técnica foi criada por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ele se tornou conhecido por meio de Érico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e a todos os interessados em desenvolver lançamentos online.
Atualmente, a Fórmula é muito aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e se popularizou bastante entre empreendedores digitais e microempreendedores.
O princípio básico da Fórmula de Lançamento é muito simples, funcionando em ciclos que tem início no relacionamento, passavam pelo conteúdo, chegavam à oferta e terminavam no feedback.
Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, mas sempre mantendo a base no relacionamento para gerar mais vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.
Atualmente, a Fórmula funciona por meio de duas frentes: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, é oferecido ao cliente o acesso a uma área de membros em que todas as aulas do curso são disponibilizadas, assim como seus bônus (se houver) e materiais ricos.
Além disso, também costuma ter um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, utilizando as redes sociais como Whatsapp, Telegram ou até mesmo o Facebook.
Há também os eventos da Fórmula, que reúne profissionais de diversas áreas e donos de negócio que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. Participar dessas reuniões faz parte da experiência oferecida aos inscritos.
Dentro disso, há vários tipos de lançamentos: lançamento de afiliado, lançamento relâmpago, lançamento semente, lançamento externo… Hoje, nós vamos focar no lançamento perpétuo.
Também chamado de evergreen, o lançamento perpétuo é a reapresentação de um produto digital para novos leads, como se fosse um lançamento contínuo. Em outros modelos, como o lançamento interno, o produto ou serviço oferece um período limitado para realização da compra. Já no lançamento perpétuo, o carrinho não fecha nunca.
Trata-se da repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.
Uma grande vantagem desse modelo é a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos. Além disso, economiza tempo, pois todos os esforços necessários para executar o lançamento serão feitos somente uma vez.
Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing necessárias. Deve ser feito apenas com infoprodutos bem aceitos no mercado e que possam ser vendidos com recorrência sem que seja necessário fazer um atendimento mais dedicado ao cliente.
Esta é uma ótima estratégia de vendas, já que você cria um funil perpétuo. Nesse caso, é possível manter uma oferta permanentemente disponível para que os leads comprem.
Neste caso, bons exemplos de itens que podem se enquadrar em um lançamento perpétuo são cursos online e os e-books, já que eles não precisam ficar sendo atualizados com frequência e podem ser hospedados em plataformas que facilitam este tipo de lançamento.
O lançamento perpétuo apresenta algumas particularidades em relação aos outros tipos. No lançamento da semente, a estratégia é atrair pessoas interessadas em um determinado assunto e fazer com que elas exponham seus problemas e desejos para que, assim, você crie um produto ou serviço com essas características.
Ou seja, ainda não há produto pronto, uma vez que ele será construído com base nas informações coletadas durante o lançamento. Já no lançamento interno, o infoproduto finalizado é oferecido para a sua base de contatos.
O lançamento externo é feito para pessoas que não constam na sua lista de contatos. Por isso, ele exige mais tempo e investimento. Geralmente, este tipo acontece junto ou depois do lançamento interno.
Enquanto isso, o lançamento relâmpago, como o próprio nome diz, consiste em uma oferta única com um curto espaço de tempo para que as pessoas da sua lista de contatos ou os seus clientes possam comprar.
Por fim, há o lançamento perpétuo, em que se repete um lançamento anterior, com foco nos novos contatos da sua lista.
Como podemos ver, a principal diferença entre esse lançamento e os outros, é que neste caso o carrinho nunca fecha. Porém, este tipo de lançamento é indicado quando outros tipos de lançamento já foram feitos anteriormente.
E fica um alerta! Nesse modelo, dificilmente é possível alcançar um pico de vendas, que costuma acontecer em outros modelos. Como o produto fica disponível permanentemente, os ganhos vêm a longo prazo.
Agora que você já entendeu o que é um lançamento perpétuo, vem a grande dúvida: como fazer um? Para isso, é necessário seguir algumas etapas importantes e colocar a mão na massa. Confira:
Primeiramente, é preciso escolher qual será a oferta recorrente. Nesse caso, é interessante observar a aceitação do produto. Use um lançamento anterior para verificar o desempenho,
ou, ainda, fazer uma pesquisa de mercado com um novo produto. Assim, você tem certeza de que a sua solução será bem aceita pelos seus novos leads.
Criar uma landing page da oferta, ou seja, a página de venda, é muito importante. é ela que vai atrair seu lead, precisa ser chamativa e conter elementos de persuasão, incentivando o cliente a comprar.
Além disso, deve-se descrever o produto digital e destacar os seus benefícios, ressaltando como ele pode contribuir para a vida de quem adquiri-lo.
Outra etapa essencial é preparar os e-mails que serão enviados para os seus leads. Os chamados CPL (conteúdo de pré-lançamento) divulgam o produto e ajudam a atrair pessoas interessadas.
Eles incentivam o lead a caminhar pelo seu funil de vendas perpétuo. Nesse caso, o primeiro conteúdo deve apresentar uma oferta gratuita para que você demonstre a sua autoridade sobre o tema do infoproduto.
Última etapa: abra o carrinho! Hora de configurar a plataforma de hospedagem para compra do seu infoproduto. Uma vez que ele estiver aberto, não se esqueça de comunicar aos leads.
Fazer um lançamento perpétuo requer paciência e persistência. Este modelo requer um pouco de experiência com lançamentos, mas pode apresentar grandes benefícios a longo prazo.
Se você estiver pensando em fazer um lançamento perpétuo, siga as etapas que apontamos aqui e não se esqueça de utilizar lançamentos passados para analisar as possibilidades e fazer previsões.
Esperamos que este post tenha tirado todas as dúvidas sobre o lançamento perpétuo. Aproveite e saiba como fazer uma campanha de lançamento de sucesso!