Quando o assunto é qualidade de dados, toda a atenção da alta gestão é pouca.
Graças a esse assunto, a empresa pode elaborar de processos internos a estratégias de marketing. Ou seja, tomadas de decisões importantes são feitas e que são vitais para a saúde de um negócio.
Mas, do que se trata esse conceito? Quais são as vantagens e como ter qualidade de dados nos projetos?
Tudo isso, você verá por aqui. Acompanhe.
Também chamado de data quality, o conceito diz respeito ao valor das informações disponibilizadas na empresa.
Esse conceito nada mais faz do que avaliar o nível de precisão que os dados possuem. Por isso, as informações são tratadas como um dos ativos mais importantes do negócio. E não é para menos.
Como você viu, é com esses dados que a
Mas, não acaba por aí.
São várias “importâncias” que a qualidade de dados fornece para uma empresa. Entender melhor o
É claro que, para isso, uma série de fatores são relevantes e você verá detalhadamente agora os principais.
O
Com a qualidade das informações a empresa pode fazer as melhores campanhas e que verdadeiramente impactam o seu público-alvo.
O Google Analytics é uma boa ferramenta para ter algumas dessas informações, mas ainda não é perfeita — apesar de ser a melhor que se possui no mercado.
Em outras palavras, não basta usar a plataforma do buscador para ter uma qualidade de dados perfeita. É preciso interpretá-los e “seguir” o rastro desse dado para entender, de fato, o comportamento do potencial cliente — o lead.
Nenhuma decisão pode ser tomada sem uma boa qualidade de dados para se basear. Essas atitudes estratégicas podem ser das mais diversas, desde aumento de salários, cortes de pessoas e até mesmo mudanças nos processos internos.
Com dados qualificados, essas decisões serão certeiras e as entregas melhores.
Esse benefício parece relacionado ao último, mas aqui, lance os olhos para as análises de posicionamento de mercado para a empresa.
São duas análises beneficiadas pela qualidade de dados: aquelas que preveem
Sem qualidade dos dados para serem analisados, uma campanha pode ser severamente prejudicada, fazendo com que a empresa se posicione errado no mercado, o que pode afetar bem a saúde e até mesmo o futuro da organização.
Após ler sobre qualidade de dados e a importância dela para a sua empresa e os seus desenvolvedores, fica a pergunta: como garantir que a organização a tenha?
Veja 5 formas de fazer isso de maneira sadia e estratégica!
Antes de tudo, é fundamental que você tenha uma metodologia para garantir a qualidade de dados.
Essa metodologia precisa entender todo o processo de captura desses dados e abordar sobre outros fatores que você já leu aqui, sobre como eles são manipulados, elaborados e armazenados, por exemplo.
Nem sempre a metodologia será igual para todas as empresas: é preciso respeitar segmento e objetivos, por exemplo.
Por isso, a ajuda de um especialista em data quality será importantíssima!
Ainda há pouco, você leu sobre o exemplo do
O exemplo é bem pontual e a ferramenta do Google não é apenas para o marketing. O que vale dizer é que a ajuda dessas plataformas tecnológicas é determinante para não apenas ter esses dados, mas também para qualificá-los bem.
Mas, como você leu nesse exemplo, usar, apenas, não basta: é preciso ter uma boa configuração de filtros. Usar com as definições padrões, quando existem, podem mais atrapalhar do que ajudar.
Por isso, mais uma vez, a ajuda de um especialista nessas plataformas pode ser o ideal.
A execução de rotinas baseada nesses dados pode lançar luz sobre muito aspecto. Mas, muitas vezes, determinada estratégia pode — ou não — dar resultados. Ou gerar dúvida sobre qual o melhor momento de ser executada e mesmo a forma de ser feita.
Bom, essas questões podem ser sanadas com testes, sobretudo o A/B. Essa estratégia de teste diz respeito a lançar duas versões de uma campanha — seja ela qual for — para ver qual a que dá certo.
Esse teste fará com que se tenha com precisão como manipular os dados que você possui.
Aqui, uma maneira de captar alguns dados. A pesquisa pode dizer muito a respeito do posicionamento de sua empresa e da percepção do seu público quanto ao valor dela.
Mais do que isso, no entanto: elas precisam dizer sobre o comportamento do seu público. O que pode facilitar melhor o entendimento das informações e, claro, aumentar a qualidade dos dados que você possui.
Com todos esses processos para ter uma boa data quality, você verá que o gerenciamento da qualidade será necessário o tempo todo.
Sempre com planejamento e acompanhamento constante.
Mas, como você viu, é fundamental usar plataformas confiáveis e que tenham a qualidade de dados como um pilar.
A eNotas possui um sistema que pode dar tudo isso para você e sua equipe fiscal. O Gateway oferece uma gestão completa para seus processos contábeis, como emissão e consulta de documentos fiscais.
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