No meio fiscal, o que não faltam são termos para lidar. Mais do que isso, muitos deles envolvem cálculo e podem impactar determinantemente os resultados de uma empresa. Um deles é a margem bruta.
Essa métrica ajuda a entender se a sua empresa tem um crescimento sadio.
Quer saber mais? Fique na leitura!
Trata-se da porcentagem, em lucro, que uma empresa possui sobre a venda de produtos e serviços que oferece.
A margem bruta ajuda a entender se a organização tem lucro ou prejuízo nessas vendas, por isso, é um dos
Esse
Fazer de maneira geral pode fazer com que alguns produtos lucrativos camuflem um prejuízo, dificultando que se mapeie o que pode atrapalhar sua empresa.
Tudo isso pode fazer com que a organização refaça estratégias ou mesmo encontre novos caminhos para crescer.
Antes de continuar, vale destacar uma diferença que pode não ser tão clara assim para muitos.
Margem bruta e lucro são dois conceitos diferentes.
A margem é um resultado em porcentagem do lucro em um produto. O lucro, por si só, é o valor do que a empresa oferece ao mercado.
Outra diferença importante de se colocar está entre bruto e líquido.
A confusão, aqui, é melhor justificável porque são conceitos bem semelhantes e que podem se chegar pelo mesmo cálculo, como você verá logo mais.
A líquida é o ganho real que uma empresa tem de um produto ou serviço, descontando os impostos e encargos.
A bruta, por sua vez, desconta-se as despesas de mão de obra, manufatura e manutenção de equipamentos, por exemplo.
A margem bruta ajuda a entender o que dá lucro para a sua empresa e isso deve ser o fundamental para você saber a importância da métrica.
Não só, o KPI serve para apontar os caminhos para os objetivos de crescimento da empresa.
Por isso, é importante que cada produto e serviço tenha uma margem como meta, para que o cálculo da margem bruta faça sentido para medir o crescimento do empreendimento.
A margem bruta também ajuda a saber se uma empresa é sustentável, sendo um apoio imprescindível para a gestão financeira.
Por tudo isso, já é capaz de deduzir que a margem bruta é um dos elementos de precificação de um produto ou serviço.
Vale lembrar que a margem bruta pode ser obtida de maneira diferente para certas empresas, como as SaaS.
O modelo de negócio dessas organizações é bem específico e requer outros custos.
Para calcular a margem bruta, você precisa de outros dois KPIs: lucro bruto e receita líquida.
É importante passar por essas duas métricas rapidamente antes de conhecer o cálculo da margem bruta.
· Lucro bruto: é a subtração dos custos de um serviço ou produto do valor que cada um tem no mercado. Ele não considera os custos e despesas variáveis que a produção possui;
· Receita líquida: são as vendas já descontadas as devoluções, impostos e demais custos que o produto ou serviço possuem.
Dito isso, há um cálculo bem simples a ser feito:
Margem Bruta=(Lucro Bruto)/(Receita líquida) x 100
Ou seja, você divide o lucro bruto pela receita líquida. Como se trata de uma porcentagem, multiplica-se por 100.
Esse número poderá ser negativo, o que indicará um prejuízo.
Para ficar claro como a margem bruta é calculada, veja um exemplo.
Uma empresa de calçados teve uma receita de R$ 75 mil.
Para isso, ela precisou gastar com matéria prima R$ 3,5 mil, mão de obra R$ 11 mil e R$ 3 mil de armazenamento e embalagem.
O lucro bruto, portanto, foi de R$ 57,5 mil.
O cálculo ficará: MB=(57.500/75.000) x100=76,66%
Ou seja, 76,6% dessas vendas são de margem bruta.
Vale, rapidamente, falar sobre o cálculo para as empresas SaaS. Para esse tipo de companhia, é mais recomendado se encontrar a margem bruta considerando suporte, serviços, sucesso do consumidor e dev ops.
Isso porque a natureza das SaaS é baseada em assinatura, ou recorrência. A fórmula, no entanto, é a mesma.
Uma dica importante na hora de calcular a margem bruta é que não existe uma taxa perfeita para ela.
É preciso considerar diversos fatores, como mercado, o porte da empresa e até mesmo o perfil do consumidor.
O melhor, nesse sentido, é fazer pesquisa de mercado, considerando empresas concorrentes e de mesmo perfil que a sua.
A margem bruta é uma métrica bem simples de se encontrar, quando a receita líquida e o lucro bruto são claros para a sua empresa.
O conceito também não é difícil de se compreender, mesmo quando se trabalha em um setor com tantos nomes e métricas a se trabalhar, como o fiscal.
Nem por isso, as confusões são desconsideradas, ainda mais quando margem líquida e até mesmo o
De toda forma, a margem bruta é um KPI financeiro importante de se ficar de olho para que a sua empresa cresça de forma saudável.
Para isso, estar em conformidade com a lei e ter sistemas de gestão que possam fazer sua equipe focar no que é importante é determinante.
Primeiro para que o seu negócio não perca dinheiro com multas e impostos indevidos. Outra que com sistemas de automação, seus funcionários podem trabalhar de maneira mais estratégica para o seu negócio.
Aí entram sistemas como o Gateway da eNotas.
O Gateway é um sistema que possibilita a gestão de documentos de maneira muito mais eficaz do que o manual, por exemplo.
Integrado com todas as comunicações do Sefaz no Brasil, você não terá problemas de emissão e consulta de notas, por exemplo.
Com o Gateway da eNotas, você poderá fazer sua empresa crescer a margem bruta de maneira saudável e sustentável.
Conheça agora mesmo o